Diagnóstico e tratamento integrado dos distúrbios do sono
realizado por profissionais altamente especializados

Quer Saber Mais? Agende Sua Consulta!

QUAIS SÃO AS ESPECIALIDADES DA CLÍNICA NICS?

A Medicina do Sono é uma nova área de atuação reconhecida pela Associação Médica Brasileira. Os profissionais que se inserem nesta nova área de atuação são: neurologistas, pneumologistas, otorrinolaringologistas, psiquiatras, clínicos geral ou pediatras. Estes especialistas podem se aperfeiçoar na area de atuação da Medicina do Sono. Podem atuar no tratamento clínico de todas as patologias relacionadas ao sono como: insônias, parassonias ( exemplo: sonambulismo ), roncos e apneias do sono.

Outras especialidades da área da saúde também se inserem nas ciências do sono, tendo papel fundamental no tratamento de algumas patologias. Dentistas, psicólogos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas agregam novas opções de tratamento aos distúrbios do sono.

Especialistas em Medicina do Sono:

Dr Geraldo Lorenzi Filho

Dr Pedro Genta

Dr Luciano Drager

Dra Fernanda Madeiro

Dr George Pinheiro

Dr Gustavo Grad

O PNEUMOLOGISTA é o profissional que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento das patologias que envolvem a árvore respiratória. Deve agir conforme as evidências científicas atuais e sempre valorizar a qualidade de vida do paciente.

Dos resfriados às pneumonias, das afecções autoimunes (reumatismos) aos problemas da circulação pulmonar, do tabagismo às neoplasias, assim como na asma, DPOC e tuberculose, há diversas doenças que fazem parte do rol de ação do médico pneumologista.

Nos últimos anos, esta importante especialidade médica concatenou outra área de atuação: a Medicina do Sono. Nesta, preza a dinâmica ventilatória em distúrbios como Apneia Obstrutiva do Sono e doenças neuromusculares, além do manejo de aparelhos de ventilação não invasiva, como CPAP e BIPAP.

Cuidaremos da sua saúde respiratória! Aguardaremos seu contato!

Especialistas na Pneumologia:

Dr Geraldo Lorenzi Filho

Dr Pedro Genta

Dr Gustavo Grad

O CARDIOLOGISTA é o profissional que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças cardiológicas. A apneia obstrutiva do sono tem sido correlacionada como um fator de risco para hipertensão arterial sistêmica. Outras doenças como o infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca congestiva, arritmias, doenças cerebrovasculares e acidentes automobilísticos também têm sido associadas a síndrome da apneia obstrutiva do sono...

Especialista na Cardiologia

Dr Luciano Drager

O OTORRINOLARINGOLOGISTA (oto = ouvido, rino = nariz, laringo = laringe)  é o profissional que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento das patologias que envolvem a via respiratória superior e a via auditiva . Deve agir conforme as evidências científicas atuais e sempre valorizar a qualidade de vida do paciente.

Dos resfriados às sinusites, das afecções na laringe aos problemas de perda auditiva, há diversas doenças que fazem parte do rol de ação do médico otorrinolaringologista.

Nos últimos anos, esta importante especialidade médica concatenou outra área de atuação: a Medicina do Sono. Nesta, preza a dinâmica da via aérea superior  em distúrbios como Apneia Obstrutiva do Sono e roncos, possibilitando o emprego de cirurgias para o tratamentos das mesmas em casos selecionados.

Especialistas na Otorrinolaringologia

Dra Fernanda Madeiro

Dr George Pinheiro

Estudos têm demonstrado a importância do tratamento com aparelho intraoral para o ronco e apneia do sono.

Dessa forma nossa equipe não poderia  deixar de incluir dentistas preparados para construção e adaptação desses dispositivos.

Especialistas na Odontologia

Dr Sergio José Nunes

Dr Rico Luis Renno Nunes

O FONOAUDIÓLOGO é um dos profissionais, que dentro da sua especificidade técnica, pode diagnosticar alterações musculares presentes em pacientes que roncam e que tenham apneia obstrutiva do sono. A atuação do fonoaudiólogo visa reabilitar algumas das principais causas destes distúrbios, como a adequação da respiração nasal, adequação muscular das estruturas envolvidas e melhora do ronco.

Frequentemente, a mídia tem divulgado o tratamento do ronco e apneia obstrutiva do sono através de “exercícios”. Pesquisas recentes já comprovaram cientificamente a eficácia deste tratamento. Trata-se de uma série de procedimentos específicos que SOMENTE UM FONOAUDIÓLOGO ESPECIALIZADO pode avaliar e orientar.

É bom lembrar que o tratamento é INDIVIDUAL e cada paciente tem sua necessidade funcional específica, o que precisa ser avaliado em cada caso.

Portanto, agende já sua avaliação!

Especialistas na Fonoaudiologia

Dra Fabiane Kayamori

Dra Vanessa Ieto

 

O psicólogo tem uma atuação fundamental no tratamento e apoio do paciente com distúrbio do sono, desde a avaliação dos sintomas psicológicos envolvidos até seu tratamento.

O conhecimento em sono permite discernir os fatores psicológicos dos biológicos, tratando-os em igualdade de importância e relevância e reconhecendo a interface entre eles. Assim, o psicólogo especializado em Medicina do Sono é capaz de tratar as causas emocionais associadas aos sintomas de estresse, ansiedade e depressão, cuja presença é marcante entre os distúrbios do sono, assim como intervir no sono do paciente, ajudando-o a restaurar um padrão de sono com qualidade.
O serviço de Psicologia da NICS está habilitado em tratar e apoiar o tratamento dos vários distúrbios do sono, sobretudo a insônia, sonambulismo, pesadelo, terror noturno e ajuste do ritmo circadiano; incluindo o suporte psicológico para tratar questões emocionais e existenciais muitas vezes presentes e associados.

Especialista na Psicologia

Dra Silvia Conway

O CPAP é um dos tratamentos para apneia obstrutiva do sono. No entanto, requer orientação de um profissional especializado para que seja escolhido o melhor aparelho e a máscara ideal, visando boa adaptação e melhor adesão ao tratamento. Para os pacientes que já fazem uso de CPAP, é importante avaliar se o tratamento está sendo eficaz através da leitura de dados de seu aparelho.

Especialistas em CPAP

Viviane Truksinas

Polissonografia

Polissonografia é o exame padrão-ouro para o diagnóstico da apneia obstrutiva do sono e demais distúrbios respiratórios do sono. Neste exame, o paciente é monitorado durante uma noite inteira de sono, em seu próprio quarto (polissonografia domiciliar) ou na sede da NICS (polissonografia ambulatorial).

Na polissonografia com titulação de CPAP busca-se a pressão ideal em que o CPAP deverá ser utilizado.

Na polissonografia split-night o paciente realiza na primeira metade da noite uma polissonografia completa e na segunda metade da noite continua o exame realizando uma titulação de CPAP.

Tratamentos Realizados na NICS

O CPAP é um dos tratamentos para apneia obstrutiva do sono. No entanto, requer orientação de um profissional especializado para que seja escolhido o melhor aparelho e a máscara ideal, visando boa adaptação e melhor adesão ao tratamento. Para os pacientes que já fazem uso de CPAP, é importante avaliar se o tratamento está sendo eficaz através da leitura de dados de seu aparelho.

Terapia Miofuncional Orofacial: Terapia fonoaudiológica especializada por meio de exercícios que objetivam a adequação da respiração nasal, adequação muscular das estruturas envolvidas, melhora do ronco e das apneias obstrutivas nos distúrbios respiratórios leves ou moderados.

O aparelho intraoral é um tratamento consagrado para ronco e apneia do sono. Em nossa clínica produzimos levíssimos e eficientes aparelhos para este fim.

Cirurgias para ronco e apneia do sono: Realizadas pelo otorrinolaringologista após uma avaliação completa da via aérea superior do paciente. As opções cirúrgicas são individualizadas caso a caso e não são aplicáveis a todos os pacientes. O tipo de cirurgia a ser realizado depende do tipo de obstrução, da anatomia de cada paciente e do grau da apneia.

•    Suporte psicológico para tratamento não medicamentoso dos distúrbios do sono

A NICS conta com o serviço de psicologia especializado em Medicina do Sono para tratar as insônias, os distúrbios de ritmo circadiano e as parassonias, especialmente o sonambulismo, o terror noturno e os pesadelos. Veja o programa de tratamento não medicamentoso da insônia.

O tratamento psicológico também pode ser conduzido em paralelo ao tratamento medicamentoso. Nesses casos, a retirada do medicamento será conduzida em parceria com o médico responsável e após alcance da estabilidade do sono.

O serviço de psicologia da NICS oferece apoio no tratamento dos distúrbios respiratórios do sono, da narcolepsia e dos demais distúrbios do sono, através da adesão ao tratamento, ajustes comportamentais para favorecimento da fisiologia do sono saudável ou suporte psicológico em virtude das dificuldades individuais de cada paciente na relação com o impacto do distúrbio de sono em sua vida.

•    Programa de tratamento não medicamentoso da insônia

Este programa é oferecido na NICS numa estrutura de 12 sessões com frequência semanal. As sessões são conduzidas por psicólogo especializado na área do sono. Ao final do programa, o paciente recebe um relatório com os dados subjetivos e objetivos da avaliação pré e pós tratamento, assim como o resultado do progresso do seu sono.

Clínica NICS

A NICS reúne profissionais altamente especializados das mais variadas áreas voltados para o diagnóstico e o tratamento dos distúrbios do sono através de uma visão interdisciplinar.

TOP